A frase do momento é: “O Orkut voltou”. Ele foi a primeira rede social de relevância em um Brasil que ainda estava começando a popularizar a internet.
Muitos dos usuários assíduos da internet de hoje sequer tinham nascido quando ele começou, aos saudosistas de plantão e aos novatos que fazem dancinhas no tiktok, a volta do Orkut é uma novidade relançada que vai balançar a internet.
O que é o Orkut?
O Orkut foi criado pelo Engenheiro de Software Orkut Buyukkokten como projeto paralelo, enquanto trabalhava no Google. Ele Disse:
“Meu sonho era conectar todos os internautas para que se relacionassem, isso pode fazer a diferença na vida das pessoas.“
Orkut Buyukkokte
Por <a href=”//commons.wikimedia.org/wiki/User:Mark_Schierbecker” class=”mw-redirect” title=”User:Mark Schierbecker”>Mark Schierbecker</a> – <span class=”int-own-work” lang=”pt”>Obra do próprio</span>, CC BY-SA 4.0, Hiperligação
O Orkut veio como uma opção bem mais completa, na época em que se usava ICQ, IRC e bate-papos do Uol e Terra. Mas você já se imaginou ter apenas 12 fotos no seu perfil?
A proposta era simples, mas ainda nem sabíamos como se interagia pela web, então qualquer nova opção era uma novidade bem-vinda, lembrando que ninguém tinha smartphone.
Não ter um feed para rolar, ter que procurar seus amigos e o que faziam no perfil deles era comum na rede naquele tempo. Ainda assim, para quem uso naquela época, fica a pergunta: o Orkut voltou mesmo?
Além disso, muita gente não tinha internet em casa, logo todos iam para a lanhouse, mais perto de casa, e pagavam por hora para saber das novidades na boa e velha internet.
Influenciou gerações
Mas não se engane, antes disso nos anos 90, quando a internet ainda era mato, existiram outras redes sociais para conectar pessoas pela internet como:
BBS – Bulletin Board System Não tinha imagens, era bem a telinha preta mesmo – até porque a própria internet ainda não tinha banda para isso – e o acesso era através do telefone. Era uma rede usada até entre empresas para conectar funcionários externos.
Por Chris Tusa – OpenTG Screenshot from working source code in progress, Domínio público, Hiperligação
ClassMaters – Criada inicialmente para conectar colegas de classe das antigas, já tinha elementos gráficos.
O que se fazia no Orkut?
Hoje em dia é simples entrar em uma rede social, pelo menos as mais comuns, basta baixar o aplicativo no celular e fazer o seu cadastro. Mas para entrar para o Orkut era preciso receber um convite de alguém.
Como no Brasil a galera gosta de avacalhar e percebem oportunidades em tudo, teve muita gente que começou a vender convites.
Hoje em dia a galera manda convites do KWAI e TIKTOK para ganhar do próprio aplicativo, mas naqueles tempos nebulosos tudo era válido.
Não tinha o Inbox
No Orkut tudo o que você mandasse ficaria público, não tinha como mandar mensagens privadas, eram enviados Scraps cheios de elementos piscando e muito mais.
No dia do seu aniversário as pessoas mandavam depoimentos poéticos uns para os outros, com declarações de amor profundas e muito mais.
Se você quisesse uma coisa mais personalizada, você encontrava páginas na internet, especializadas em criar artes e textos para você enviar para as pessoas.
Comunidades
O bom de velho Orkut tinha uma opção a mais, onde era possível entrar nas comunidades que tinham certos objetivos e interesses em comum, como essas abaixo:
Eu Odeio Acordar Cedo
Uma das maiores comunidades do Orkut, com mais de 6 milhões de pessoas. Você se identifica com essa comunidade?
Muitos dos memes de hoje saíram destas comunidades e de várias outras da época. Como a do Lindomar, o SubZero da Internet.
Eu Odeio Segunda-Feira
Você também odeia segunda-feira? Então, assim como você muita gente curtia esta página que também foi mais uma das famosas do Orkut.
As pessoas colocavam este título nas páginas, mas diferente do que vemos hoje nas redes sociais, ainda não existia toda este ódio sendo destilado pelos teclados.
As comunidades eram ambientes de interação e conhecimento mutuo, o que intensifica nosso sentimento de nostalgia só de imaginar se o Orkut voltou mesmo para ficar.
Você usou o Orkut?
Se você usou o Orkut já está bem velhinho, não é? Mas as novas gerações não usaram e com a nova proposta do seu criador de reativar a rede com uma “cara mais atual” pode ser bem positiva.
A internet precisa ser mais livre, mas também é importante que as pessoas se respeitem. Os antigos usuários aqui no Brasil usavam como aqueles cadernos que você escrevia mensagens para os amigos. Lembra disso?
As novas redes parecem ter uma proposta diferente, desafios, dancinhas e algumas coisas que nem sempre são produtivas, nem levam ao crescimento ou interação saudáveis.
E você, assim como eu, também ficou ansioso com a notícia de que o Orkut voltou e espera que ele venha para agregar mais ética nos relacionamentos virtuais?
Do que você tem mais saudade no Orkut?
Eu tenho saudade do Orkut de quando éramos inocentes e usávamos as redes como uma forma positiva de interação e contato com os amigos. E você?
Como criar conta no novo Orkut?
Com a nova rede tudo será novo, apenas o nome e a proposta são as mesmas, provavelmente aquele seu e-mail que você já esqueceu ou nem usa mais não serão válidos.
O cadastro deve ser novo e tudo mais, agora ele deve estar acompanhando a nova tendência de baixar e usar direto no seu celular.
Agora comenta aqui: como você imagina que o Orkut vai voltar? Que tipo de mudanças você acha que o velho-novo Orkut trará?