5 Melhores Ferramentas Digitais Gratuitas – Usadas Pelos Maiores Profissionais do Mercado – Para Gerenciar Negócios e Carreira

A tecnologia avança a passos largos, gerenciar seu negócio ou sua carreira pode ser um desafio. No entanto, existem diversas ferramentas digitais gratuitas que podem facilitar essa jornada, ajudando você a otimizar processos, aumentar sua produtividade e melhorar sua organização. Neste artigo, vamos explorar algumas das melhores opções disponíveis e como elas podem transformar sua…

A maior dificuldade de quase todo mundo que começa a trabalhar com Marketing Digital é conseguir organizar as ideias que estão na sua cabeça, planejar os próximos passos e visualizar tudo que precisa ser feito de forma clara, didática e organizada.

Como bom empreendedor, você já percebeu que realmente é muita informação para administrar. E se isso deixa você de cabeça quente e já fez você perder o fio da meada várias vezes, calma, que no início é assim com todo mundo. Alguns começam anotando tudo em uma agenda, passam pelo “post it”- aqueles papeis coloridos de colar por todo lado – ou resolvem colocar tudo em um quadro de isopor ou daqueles de escrever com pincel anatômico.

Aprender o melhor jeito para você se organizar é o primeiro e o mais importante passo para alcançar o sucesso no seu negócio e na sua carreira aqui no digital. Cada pessoa tem o seu jeito de se organizar, mas o grande problema dos artifícios e técnicas analógicas de organização do dia a dia é que fica um pouco mais complicado ter acesso à sua agenda e tarefas de qualquer lugar, passar o trabalho para outra pessoa, para o seu PC ou para o seu celular.

Por isso, você vai descobrir agora, não uma, mas várias ferramentas que vão ajudar você a gerenciar todo o seu negócio e a sua equipe e que funcionam tanto no PC quanto no celular. Assim, você poderá organizar seu trabalho, melhorar sua produtividade, acompanhar e ter total controle de todos os processos que você precisa fazer e os que já foram feitos, sabendo exatamente o próximo passo e para quem delegar. Mas antes, entenda o maiores erros que muitos cometem na hora de gerenciar seu negócio e sua carreira, especialmente aqui no digital, e não faça isso.

Maiores Erros de Gestão do Seu Negócio no Digital

Um dos maiores erros que muitas pessoas cometem na hora de gerir sua equipe e seus processos é fazer o gerenciamento pelo Whatsapp. Pensa na quantidade absurda de informação jogada em um grupo e que nem todos precisariam ver todas as mensagens. Isso faz com que muitos percam o foco, sobrecarrega o telefone com vários materiais desnecessários e ainda gera uma perda enorme de tempo, pois cada membro da equipe fica procurando, no mundo de mensagens do grupo, a informação que ele precisa para executar o seu trabalho.

Por isso, as grandes empresas de sucesso do mercado utilizam ferramentas digitais para fazer a gestão eficiente de equipes e processos, tanto do PC quanto do celular. E cada um tem acesso, de forma organizada, àquela informação que condiz com a sua função, otimizando os processos, evitando perda de tempo, aumentando a produtividade e, consequentemente, também os lucros.

Algumas destas ferramentas são mais completas e complexas, enquanto outras são bem simples, e a maioria delas têm versões gratuitas e pagas. O importante é escolher aquela(s) que se adequa(m) melhor ao seu modelo de negócio. E para facilitar a sua vida no que diz respeito à organização do seu trabalho e da sua agenda eu vou listar aqui as 5 melhores ferramentas para gestão de negócios digitais.

Se quiser saber mais sobre ferramentas e dicas para melhorar o seu trabalho home office, assine nossa lista de e-mail e fique por dentro de todas as tendências e novidades do universo digital.

1 – TRELLO

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que utiliza um sistema de quadros e cartões. É ideal para organizar tarefas, acompanhar o progresso de projetos e colaborar com equipes. Com uma interface intuitiva, você pode criar listas de tarefas, adicionar prazos e até mesmo integrar com outras ferramentas, como Google Drive e Slack.

O TRELLO também tem um aplicativo para você gerenciar tudo do celular, fazer anotações e compartilhar arquivos, facilitando muito a comunicação e a colaboração entre equipes, cada um fazendo a sua parte. Ele é gratuito para 10 áreas de trabalho e até 2 usuários, mas o preço para ter acesso a tudo o que o Trello proporciona, inclusive a integração com outras ferramentas, é bem barato se levar em conta que vai te poupar muito tempo de trabalho.

Vantagens do Trello

  • Interface visual e fácil de usar;
  • Flexibilidade para diferentes tipos de projetos;
  • Colaboração em tempo real.

Google Drive

O Google Drive é uma solução completa para armazenamento e compartilhamento de arquivos. Com 15GB de espaço gratuito, você pode armazenar documentos, planilhas, apresentações e muito mais. Além disso, a integração com outras ferramentas do Google, como Docs, Sheets e Slides, permite que você trabalhe em equipe de forma eficiente. E é possível ter mais espaço de armazenamento pagando um precinho camarada que começa em R$ 7,99 por mês, ou seja, muito barato para ter tudo sempre à mão, não é verdade?

Vantagens do Google Drive

  • Acesso em qualquer lugar com conexão à internet;
  • Colaboração em tempo real;
  • Segurança e backup automático.

Canva

Se você precisa criar materiais visuais atraentes, o Canva é a ferramenta perfeita. E você não precisa ser designer para conseguir criar materiais muito profissionais, pois essa ferramenta possui uma vasta biblioteca de templates e elementos gráficos para você criar desde posts para redes sociais até apresentações profissionais com poucos cliques. O melhor de tudo é que a versão gratuita oferece recursos suficientes para atender a maioria das necessidades de todo tipo de negócio.

Vantagens do Canva

  • Facilidade de uso, mesmo para iniciantes;
  • Variedade de templates e elementos gráficos;
  • Opções de download em diferentes formatos.

Slack

O Slack é uma plataforma de comunicação que facilita a interação entre equipes, muito usada, especialmente, por desenvolvedores. Possui canais organizados por tópicos, onde você pode manter conversas focadas e integrar outras ferramentas, como Google Drive e Trello. A versão gratuita é bastante robusta e atende bem pequenas e médias empresas de todos os tipos de negócio.

Vantagens do Slack

  • Comunicação em tempo real;
  • Integração com diversas ferramentas;
  • Histórico de mensagens acessível.

HubSpot CRM

Para quem busca gerenciar relacionamentos com clientes, o HubSpot CRM é uma excelente opção. A versão gratuita oferece funcionalidades como gerenciamento de contatos, rastreamento de interações e relatórios de vendas. É uma ferramenta poderosa, em especial, para quem deseja organizar e otimizar o processo de vendas.

Vantagens do HubSpot CRM

  • Interface amigável;
  • Funcionalidades robustas mesmo na versão gratuita;
  • Integração com outras ferramentas de marketing.

Conclusão

Gerenciar um negócio ou a própria carreira não precisa ser uma tarefa solitária ou complicada. Com várias ferramentas digitais gratuitas disponíveis você pode otimizar sua rotina, aumentar a produtividade e alcançar seus objetivos de forma mais eficiente e planejada.

Agora, se você deseja potencializar ainda mais seus resultados, nós podemos ajudar. Por meio de uma assessoria de marketing personalizada nós orientamos você, passo a passo, na construção de uma base sólida para o seu negócio aqui na internet.

Nossa equipe está pronta para ajudar você a desenvolver estratégias eficazes e alcançar o sucesso que você merece. Preencha o formulário abaixo e descubra como podemos transformar sua presença digital!

Share this content: